Ao começar na corrida de rua ou de parque, todos têm a boa intenção de manter o hábito da corrida regular. Mas alguns ficam pelo caminho, desistindo da atividade logo nas primeiras semanas. Se você já passou por isso e está tentando voltar à corrida, se conhece alguém que não teve pique suficiente para continuar investindo nas passadas ou se está sentindo esse desânimo agora, saiba que geralmente leva de quatro a seis semanas para que o corredor desenvolva o hábito da corrida. Por isso, um pouco de perseverança é essencial para que essa atividade passe a fazer parte do seu dia a dia.

Essa pratica de corrida já me acompanha a alguns anos, inclusive, já corri maratonas. Mas nem sempre foi assim. Eu também ja tive muita dificuldade em correr. Como eu moro em um pass frio, eu comecei a correr dentro da academia, na esteira, e aí com o tempo eu fui levando a corrida para dentro do parque.

View this post on Instagram

(PT ABAIXO) I made it to my first #10KMMARATHON !!🏅🏃🏻‍♀️👊🏼 Guys, I honestly cannot believe I actually did it! I had just 4 weeks to prepare myself but the last two weeks was the most difficult ones as I had my exams coming and I got sick, so I couldnt really workout as much as I wanted to. However I believed in myself and I think that thats the most important thing. Going through this race I realised that the limit is just in our brain! Its not real! If u believe in yourself u can do WHATEVER u wish to do! . About the race: it wasnt so bad. The weather was horrible at 7 in the morning (rainy and cloudy) but just before the race started (at 9:30) it changed completely! Sunny day for all of us! How lucky were we?! (Still super cold tho). Anyway, I guess the most challenging part was when I reached 8km. I was feeling super tired so I needed to stop running and just walk for 30 seconds to caught my breath and keep it going! I finished the 10km in 58min. Running marathons in 2019 was one of my new years resolutions which was successfully done ✅ Well guys, It was an incredible experience. . Eu corri 10KM! Ainda n to acreditando que eu fiz isso! Eu tinha apenas 4 semanas pra treinar e as duas ultimas semanas foram as mais dificeis pq eu tinha minhas provas pra estudar e eu peguei uma gripe bem forte essa semana entao eu n consegui treinar tanto quanto eu gostaria. Porem ainda assim eu acreditei no meu potencial e acho que isso é oq importa. Ter corrido essa maratona me fez perceber que o limite está apenas na nossa mente, ele nao é real! Se voce acreditar em si mesma voce pode fazer O QUE VC QUISER, eu sei disso agora! .sobre a corrida: nao foi tao ruim. O clima estava pessimo por volta das 7 (chuva tempo fechado) mas pouco antes de comecar a corrida (9:30) o tempo abriu e conseguimos correr a ceu aberto e ensolarado (6 graus). Enfim, a parte mais desafiadora foi quando cheguei aos 8km, estava muito cansada, parei de correr e caminhei por 30segs oq me deu tempo de recuperar meu folego e terminar a corrida. Quando atingi a linha de chegada eu n conseguia acreditar! Eu tava tao cansada e feliz ao mesmo tempo! Terminei a corrida em 58min. Acredite em si mesmo!#bodybyPD

A post shared by Patrícia Dias (@patriciadiaas) on

Veja também: Benefícios do Chá Verde

Quanto mais voce pratica mais longe voce chega. Não desanime se no começo você não conseguir correr mais de 1km. Com o tempo você vai se adaptando!

Listei abaixo 10 passos para que você se mantenha motivado e determinado para continuar correndo, fazendo com que as passadas se tornem um hábito na sua vida.

1. Siga um programa de treinamento
Se você é iniciante, seguir um plano de treinamento certamente irá ajudá-lo a manter o ânimo com a corrida, além de facilitar os treinos. Para ajudar nesta tarefa, você pode usar a ferramenta Planilhas de Treinamentos da O2 Por Minuto.

2. Conte a novidade aos outros

Compartilhe seu começo na corrida com sua família e seus amigos. Ao falar aos outros, você fica mais comprometido com os seus objetivos. Isso porque amigos e familiares vão sempre perguntar sobre os treinos em busca de atualizações sobre o seu progresso na corrida, o que irá ajudá-lo a permanecer motivado para continuar correndo.

3. Inscreva-se em uma prova

Treinar para uma corrida específica é uma ótima maneira de se manter motivado para correr. Assim, quando você quiser desistir, pense em todos que o estarão apoiando no grande dia e da satisfação que você terá ao cruzar a linha de chegada. 

4. Monitore o seu desempenho

Hoje, existem diversas tecnologias que são capazes de monitorar as variáveis do seu treinamento, a frequência cardíaca e o seu pace (tempo por km). Desta forma, você poderá analisar melhor os limites do seu corpo e terá dados concretos para a prescrição do melhor treinamento, além de perceber como você está evoluindo na corrida.
Manter um diário de treinamento também é uma ótima maneira de acompanhar o seu progresso e permanecer motivado. Basta anotar em um caderno a evolução dos seus treinos, marcando a data, a quilometragem percorrida, o tempo que você levou para completar o percurso e alguns comentários sobre como você se sentiu.

5. Não exagere

Você precisa descansar dois dias por semana, pelo menos. Lembre-se que o descanso também faz parte do treinamento. Além disso, não adianta você tentar correr o mais rápido e o mais longe que puder logo no início dos treinos. Isso só fará com que você se sinta exausto, dolorido e desanimado.

6. Respeite as horas de sono

É fundamental que você invista em um bom tempo de sono (e de qualidade). Enquanto dorme, seu corpo recupera corretamente os danos de um exercício intenso e o prepara para um novo dia de corrida.

7. Ouça o seu corpo

Se você sair para correr e sentir um desconforto muscular, pare. Pode ser um sinal do seu próprio corpo para que você diminua o ritmo e evite possíveis lesões. Desacelere e descanse. Você não vai se sentir bem correndo com dores e poderá colocar a culpa do desconforto na atividade física. Se o incômodo persistir, procure um especialista.

8. Tenha um plano B

Não deixe que o tempo chuvoso, os dias quentes ou frios sejam uma desculpa para não correr. Se você prefere correr na rua, opte por horários com temperaturas amenas. Mas se você não tem flexibilidade na agenda, faça treinos na esteira.

VEJA TAMBÉM: Dicas para Retomar a retina de treinos e alimentação saudável

9. Combata o tédio

Tente manter a corrida divertida e interessante, pois o tédio é um dos principais motivos para o abandono das passadas. Varie as rotas e os treinos, para que você não faça corridas repetitivas todos os dias.

10. Divirta-se

Se você estiver correndo apenas por um objetivo (como a perda de peso), depois de um tempo você vai sentir que essa é uma tarefa árdua. Quando você sair para correr, seja grato pela oportunidade de ter um tempo para melhorar a sua saúde. E se estiver correndo ao ar livre, aproveite para olhar a sua volta e para apreciar a natureza.

Você indicaria mais alguma atitude que o motiva na corrida? Deixe o seu comentário logo aí embaixo.

Fontes utilizadas: site Minha Saúde e site Ativo.com

Write A Comment