Por ser um alimento versátil, o queijo cottage pode ser usado em diversas receitas e favorecer o emagrecimento e até o ganho de massa muscular

queijo cottage é um dos queridinhos do grupo dos queijos saudáveis. Além de saboroso, ele possui menos calorias por porção (98 kcal a cada 100g) e menor teor de gordura e sódio em relação à ricota e ao queijo minas frescal, alimentos indicados para quem busca uma alimentação saudável.

Segundo Vanessa Caluete, Nutricionista Clínica da LC Restaurantes, o queijo cottage é uma boa fonte proteica e de cálcio, auxiliando no ganho de massa muscular e no emagrecimento. O cottage favorece também o bom desenvolvimento da flora intestinal.

Flaviane Calônego, nutricionista clínica especialista em Metabolismo Humano destaca ainda que o queijo cottage é extremamente nutritivo. “É muito utilizado por praticantes de atividades físicas e para pessoas que buscam emagrecimento, justamente pelo seu baixo teor calórico”, destaca.

O alimento, rico em selênio, potássio e fósforo, possui outro nutriente importante para quem quer emagrecer: o ácido linoleico conjugado, que auxilia na redução da gordura abdominal

O alimento contém ainda BCA, um aminoácido de cadeias ramificadas, que é essencial porque não é produzido pelo organismo, por isso precisa ser ingerido via alimentar. “Esse aminoácido é excelente para recuperação muscular, para aumento de hipertrofia e para manutenção dos músculos esqueléticos”, diz Flaviane. 

E os benefícios não param por aí: devido aos índices elevados de ômega 6, Vanessa diz que, segundo alguns estudos, o queijo cottage também pode melhorar a imunidadeproteger contra câncer e doença cardíaca.

Dentre os queijos brancos, ele é um dos mais saudáveis?

Segundo Flaviane, o queijo Cottage é o mais recomendado entre os queijos brancos, pois tem uma quantidade menor de calorias e também de gorduras, ideal inclusive para manter o peso, porque é usado menos leite em sua fabricação.

Porém, Vanessa destaca que é importante lembrar que esse queijo entra como uma alternativa na alimentação e não somente como exclusividade. “A variedade de alimentos e quantidades adequadas, são os fatores que irão determinar o equilíbrio da alimentação”, diz a nutricionista.

Como consumir?

O queijo cottage faz bem em qualquer horário do dia, no café da manhã, lanches, almoço ou jantar. Em relação à quantidade, 1 a 2 colheres de sopa por dia é ideal para se consumir junto ao pão integral ou outros carboidratos complexos, ou seja, que são absorvidos lentamente pelo organismo.

Por ser um alimento versátil, o queijo pode ser consumido das mais diversas maneiras. Há possibilidade de usar em várias receitas, como recheios de sanduíches e tapiocas, base de molhos, patês, etc. Ele também pode ser ingerido nas saladas, tortas salgadas, e muito mais.

– Cottage: O queijo, que é um dos mais populares e consumidos no Brasil, ganhou um espaço maior por conter poucas calorias, promover saciedade e facilitar o ganho de massa muscular e a perda de peso. O cottage ainda é fonte de vitaminas do complexo B e minerais como zinco, selênio e potássio que ajudam no bom funcionamento do corpo. ” O cottage é classificado como um queijo fresco, macio e não-gorduroso. A porção de 50 gramas tem aproximadamente 45 kcal, 6 gramas de proteína e 230 mg de sódio”, finaliza a profissional.

Versatilidade – Dentre tantos outros benefícios dos laticinios, nós podemos destacar as suas capacidades de adaptações, combinações e harmonizações gastronomicas. O cottage é um alimento que se adequam muito bem tanto em pratos doces como salgados, além de abrir as possibilidades para acrescermos outros ingredientes em suas composições. Experimente, por exemplo, utilizá-lo com algumas ervas e condimentos. Fica uma delícia!

Queijo cottage: faça em casa

Ingredientes

  • 1 litro de leite (semi-desnatado ou desnatado)
  • De 4 a 8 colheres de sopa vinagre branco ou limão
  • Sal à gosto.

Modo de preparo

  1. Leve o leite para ferver e, quando iniciar fervura e começar a subir, apague o fogo e adicione o vinagre ou suco de limão aos poucos, até que ele talhe. 
  2. Deixe repousar por 15 minutos.
  3. A seguir, com o auxílio de uma peneira, coe o soro.
  4. Acrescente sal em pouca quantidade à parte que ficou na peneira.
  5. Guarde em um recipiente tampado na geladeira por no máximo 3 dias

Veja também: 5 minutos receita com aveia para emagrecer

Fontes e referencias: arevistadamulher.com.br conquistesuavida.com.br minhavida.com.br

Write A Comment