Bem vinda(o) de volta!

Eu sou um tipo de pessoa que sempre quando estou esperando uma resposta de alguém ou quando falam que querem conversar comigo depois, quando tenho uma viagem marcada ou até mesmo quando faço uma compra online eu fico super ansiosa e a ansiedade vem toda de uma vez.

Na minha opinião, ter ansiedade para a chegada do seu aniversário, para receber a nota da prova que você tanto estudou, etc…é algo natural do ser humano, porém, temos que tentar observar até que ponto isso deixa de ser “saudável” para nós.

MINHA HISTORIA COM A ANSIEDADE

Tenho que informa-los que eu nem sempre sofri com crises de ansiedade e não acontece o tempo todo. A minha primeira foi quando eu estava me mudando do Brasil para a Irlanda no meu intercambio, inclusive meus pais me levaram no hospital para fazer um checkup na época.

A minha pior crise de ansiedade foi quando eu cheguei aqui em Londres e estava no precesso de retirada do meu visto. Eu não conseguia pensar em outra coisa! era impossivel para mim dormir direito, chorava todos os dias, roía as minhas unhas das mãos, reclamava de tudo e de todos, pensava mega negativo e trazia esse mood para todos ao meu redor. Esse processo todo do meu residence card demorou por volta de 9 meses!

Mas então foi um dia que eu vi uma pregação (sou evangélica) que fazia total sentido para mim naquele momento, que eu me realizei do que estava acontecendo comigo e comecei a mudar a minha visão de como eu estava encarando aquele “problema”. Eu acho que esse é um assunto importante de ser falado por isso quero dar algumas dicas de como eu lido com isso, para vocês.

Atualmente eu estou esperando a resposta de um apartamento que estamos tentando alugar. (Como vocês viram *no post anterior aqui do site*, eu vou me mudar novamente!)
Essa espera está me deixando super ansiosa! Na verdade desde que soubemos que teriamos que sair da nossa atual casa eu já comecei a ficar preocupada e a preocupação me leva diretamente a ansiedade.

O que eu fazer neste caso?:

RESPIRAR FUNDO – CONTROLAR  A RESPIRAÇÃO

A primeira coisa que eu faço quando sinto que estou ansiosa é respirar fundo por uns dois minutos de olhos fechados. A minha respiração para de ficar ofegante e eu começo a ver as coisas de uma forma muito mais clara.

EVITAR PENSAMENTOS NEGATIVOS

Eu tenho trabalhado muito nisso e é incrível como algo que parece ser tão simples possa afetar tanto na nossa saúde, na nossa vida no modo geral. Pode parecer mentira porém você tem que acreditar em mim: pensar positivo atrai positividade na sua vida.

Quando nos deparamos em momentos de dificuldade, os primeiros pensamentos que vem na nossa cabeça são os negativos; de que a nota da prova vai ser vermelha, de que a resposta de emprego que voce está esperando vai ser negativa, de que a conversa que a sua namorada(o) quer ter com você é sobre terminar o namoro, de que a sua gerente vai te demitir por isso marcou aquela reunião, e no meu caso, de que eu não vou conseguir alugar o apartamento de que eu tanto quero.

Não me leve a mal, pensar positivo nem sempre vai te trazer aquilo que você deseja, eu por exemplo, posso realmente não conseguir alugar esse apartamento, porém, eu tenho a certeza de que se não for esse, será um melhor ou igual. E é essa a diferença.

Leia também: Rotina de cuidados com a pele: o que eu uso

Sabe aquela frase: O problema não é o problema – o problema é a atitude com relação ao problema

Então, é exatamente isso. Voltando a minha crise quando estava a espera do visto.

Não mudaria nada se eu tivesse sem dormir pensando nisso ou se eu tivesse tranquilassa no sofá vendo TV pensando em qualquer outra coisa. O problema iria continuar ali, a diferença é que eu não estaria me descabelando e sofrendo em relação aquilo.

ESTAR NO CONTROLE DA SITUAÇÃO

Eu sei que é frustrante quando não estamos no controle da situação, porém, quando literalmente não temos mais o que fazer (você se preparou para a entrevista daquele emprego dos sonhos, foi, deu o seu melhor, e irá receber a resposta só na semana seguinte) não adianta perder o sono ou parar de comer ou não sair da cama por causa disso porque você fez o que podia e aquilo não está mais na sua responsabilidade.

O que tiver que ser, será! Então se frustrar com antecedencia e desnecessariamente, não vai fazer com que os dias passem mais rapidos ou com que você se sinta melhor, na verdade acontecerá totalmente o oposto disso. 

Tire a negatividade da sua mente que você verá melhoras absurdas no seu dia-a-dia.

FAZ ALGO QUE VOCÊ GOSTE

LER UM LIVRO – FAZER EXERCÍCIO FÍSICO – ASSISTIR TV

Duas coisas que eu amo fazer em qualquer ocasião da minha vida mas que faço principalmente quando estou naqueles dias de ansiedade: Eu não me permito ficar na cama pensando no problema.

Eu leio um livro ou vou para a academia ou até mesmo para o parque alimentar os bichinhos.

Isso faz com que eu me sinta bem melhor comigo mesma e me faz esquecer daquilo que ficava dominando o meu pensamento.

Se você se sente bem quando assiste a sua serie favorita, ou estudando, ou até mesmo jogando algum jogo no video-game, eu sugiro que você faça aquilo que te faz feliz para que você consiga se distrair um pouco de toda aquela situação.

CONVERSE COM SEUS AMIGOS OU FAMILIARES

Conversar com alguém é algo que sempre me ajuda a ficar mais leve.

Como sou muito apegada aos meus pais e ao meu marido, eles são as pessoas com quem eu desabafo quando me encontro preocupada com algo.

Na minha opinião ter alguém de confiança é fundamental para uma vida saudável pois isso te ajuda a encarar as situações da vida de uma maneira mais leve sabendo que tem aquele alguém que estará lá para te ouvir ou até mesmo para te aconselhar.

Se você não confia em ninguém ao seu redor para se abrir ou as vezes você tem vergonha ou medo de alguém te julgar, sinta-se livre para conversar comigo.

Me mande um direct no meu instagram @patriciadiaas que eu vou estar sempre lá para te ouvir.

PROCURE UM PSICÓLOGO

Particulamente nunca fui atrás de um profissional só que eu sei que a minha ansiedade não é tao forte quanto de muitas pessoas no mundo, inclusive pessoas proximas a mim que tem realmente um estado grave de ansiedade e depressão. Procurar ajuda não é um ato covarde e sim de coragem.

A coisa mais precisosa que temos na nossa vida é a saúde e a saúde mental é algo que merece sim ser cuidada e tratada. Só um profissional saberá analisar o seu caso corretamente e muitas vezes te encaminhará para um psiquiatra que irá te medicar tratamentos de combate a sua situação.

Com saúde não se brinca.

ENTREGA SUAS AFLIÇÕES NA MÃO DE DEUS

Eu deixei esta dica por último pois sei que você pode ser ateu ou ser sua religião que seja totalmente diferente da minha, mas, como eu disse que neste post teria dicas de como EU ligo com os meus problemas, eu estaria omitindo se não colocasse esse step por conta disso todas as noites antes de dormir eu oro e entrego todos os meus problemas e aflições na mão de Deus e a partir deste momento eu sei que ele que estará cuidando daquilo e eu não terei mais com o que me preocupar.

Quando temos a certeza nos nossos corações de que maior é o que está em mim do que o que está no mundo e de que tudo coopera para o bem daquele que ama e confia no Senhor não tem mais porque ficar sofrendo com aquilo pois Deus está cuidando e garantindo de que tudo ficará bem.

Para finalizar…

Leitoras(res) eu espero de verdade de que através deste post eu possa ter ajudado algum de vocês a encarar a sua aflição de uma forma melhor. Como eu disse acima, sinta-se livre de me chamar nos comentarios ou no meu instagram para conversar.

Te vejo no próximo post!

xx
P

Write A Comment