Levar uma vida saudável é algo que eu venho tentando priorizar na minha vida.

Muitos de vocês não sabem mas atualmente eu estou na fase onde tenho me alimentado melhor e com isso eu tenho visto muito resultado em vários aspectos tanto na aparência quanto no meu condicionamento físico em geral,  Tudo isso foi do nada? Claro que não!

Abaixo falo pra vocês alguns steps de como largar o fast food e entrar pro mundo fitness e ser saudável como eu!

No meu instagram eu mostro quase que diariamente minha rotina de academia, alimentação, meus treinos, corridas e coisas relacionadas ao mundo fitness em geral, porém, nem sempre eu fui assim!

Antigamente, dos meus 15 aos 18 (época em que eu morava no Brasil) eu me alimentava super mal mesmo indo pra academia. Bebia coca-cola em todas as minhas refeições (até no café-da-manhã), comia pizza e mcdonalds toda semana, aquela rotina alimentar maravilhosa, como vcs podem ver né e a minha desculpa era que na época eu fazia academia para “ganhar peso” pois sempre me achei muito magra, sendo assim, eu poderia comer toda porcaria que eu quisesse.

COMEÇO DA MUDANÇA – PORQUE RESOLVI MUDAR

Quando me mudei para a Irlanda -Dublin, eu comecei a me preocupar um pouco mais com isso porém ainda assim fazia brigadeiro de chocolate 2x por mês, comia bolo, burger king e etc com muita frequencia.
Foi então em Londres que eu caí na real e percebi que todas aquelas porcarias não me faziam bem! Além da minha aparencia física (pois me vi engordando), a minha saúde estava sendo afetada porque eu nao tinha disposição para fazer nada!

Eu pulava sempre o café da manha por acordar mega tarde, dormia tipo 5h da manhã e acordada 2 da tarde, aquela desorganização total! Sendo assim, AOS POUCOS comecei a fazer a diferença na minha vida até que hoje em dia eu não precise fazer dieta para me sentir bem comigo mesma (Nunca fui muito a favor de dieta, a nao ser que você esteja treinando para alguma competição e etc). Segue as dicas:

DORMIR BEM – TER UMA ROTINA – REGULAR O SEU SONO

A primeira coisa que mudou completamente a minha vida foi quando eu comecei a ter uma rotina de sono. Eu sei que não é nada fácil perder o habito atual em que vc se encontra mas com força de vontade você chega lá! Aqui em Londres eu sempre tive trabalhos em que meu horario de trabalho era decidido conforme a escala então as vezes eu trabalhava das 7-3, as vezes 3-11….então com isso eu nao conseguia ter a hora certa de ir pra cama, porém com esse meu novo emprego em que eu tenho horario fixo, tudo ficou mais simples e eu sempre deito para dormir as 23h, 23h30. Isso fez com que eu não ficasse mais tão cansada e/ou sonolenta durante o dia, fez com que eu tivesse mais ânimo para fazer exercícios físicos e inclusive me ajudou a fazer o step a seguir:

TER UMA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA

Ter uma alimentação balanceada é mais facil do que parece! Você nao precisa ficar na neura de colocar o relógio para despertar de 3 em 3 horas para te lembrar e de comer (assim você não consegue viver em paz, né?!) O que eu faço é simples:

Eu tomo café da manhã assim que eu acordo para trabalhar as 8h da manhã. Meu almoço eu já sei que é sempre 13h30 então umas 11h da manhã eu sempre tento comer algum snack (trago pro trabalho maçã, banana, mexirica, salada de frutas, castanha do pará, barra de cereal) algo que seja rapido, leve, e simples e de comer, sendo assim, no meu almoço eu não vou estar faminta devorando a comida do prato, ao inves disso, vou colocar apenas a quantidade suficiente para que eu me sinta satisfeita.

Depois do almoço, eu tento comer um outro snack por volta das 16h, 16h30 já que eu saio as 17h30 do trabalho para ir direto para academia. Faço meu treino, chego em casa umas 20h tomo o meu whey e como algo que vá me sustentar (geralmente faço uma tapioca com manteiga, ou um mingal de aveia, ou como wrap com frango desfiado), e pronto.

Caso eu ainda esteja com um pouco de fome antes das 23h30 (que é a hora que eu vou dormir) eu como uma mexirica ou algo leve para dormir tranquila.

Então, tente fazer o mesmo. Não faça dieta pois você sabe que não vai durar nem 1 semana que você ja vai ter uma vontade louca de comer besteira.

Ao invés disso, tente comer um snack entre as refeições (Café da manha, almoço, janta) e você vai ver em pouquissimo tempo a diferença tanto interna como externa do seu corpo e você já vai se sentir mais saudável

NÃO SEJA NEUROTICO(A)

Não é porque você está saudável que você não possa comer uma besteira de vez em quando. Junk food faz parte da nossa vida então é claro que não podemos evita-las por muito tempo.

Acredito não ser saudável essa neura de querer comer apenas coisas que possa ser saudável porque a vontade de doce, ou de pizza etc, vai crescendo dentro de voce e aí mais cedo ou mais tarde essa vontade vai ficar gigantesca e você vai passar o final de semana interia se enchendo de porcaria.

O que eu faço é simples: de segunda a sexta eu tenho uma alimentação saudável normal, não compro nada de besteira no mercado para não ficar com vontade e fica tudo bem, porém, no sabado ou o domingo (eu escolho 1 dia só) para comer algo que eu tenha vontade, seja ele um pedaço de pizza, açai na tigela, sorvete, bolo…o que me der vontade.

Isso é ter um controle sobre você, sua mente, e seu corpo sem o peso na conciência depois.

Veja também: Passo a passo de como ter uma rotina de cuidados de manhã e a noite

TOMAR ÁGUA COM LIMÃO EM JEJUM

Gente, sério, tomar água com limão todas as manhãs virou um habito incrível para mim. Muita gente acha que não é importante e que não irá mudar nada na sua rotina mas irá sim! Além de vários benefícios que isso pode trazer (clique aqui para saber mais) a água com limão me ajuda a ter apetite de manhã e é super saudável!

Eu sempre acordo sem apetite de manhã e um pouco enjoada, o que me dificulta querer comer algo então o que me ajudou foi, assim que acordar, tomar um copo de agua (temperatura ambiente) com metade de um limão expremido (ainda não consigo tomar com um inteiro) e 10min depois o meu apetite já começa a aparecer, facilitando a minha alimentação.

FAZER EXERCÍCIO FÍSICO

Esse é o meu tópico preferido pois AMO fazer exercício físico. As vezes você pode pensar “pra você é fácil porque você já gosta, pra mim é impossível porque eu detesto” mas isso não é necessariamente verdade. Todo mundo gosta de fazer alguma coisa para se sentir saudável.

Se você não gosta de fazer musculação, tente fazer um aeróbico, ou uma natação, correr ou caminhar no parque, cross-fit, yoga, pilates, luta….tem TANTOS exercícios diferentes e tantas formas de ser saudável que você pode praticar que eu sinto que é muito pouco provavel que você não irá se identificar com nenhum deles!

Fazer exercício é algo que também me motivou na perda de peso pois depois que eu treino, faço 30min de esteira, 20 de bike, etc.

Eu não vou querer jamais chegar em casa e comer chocolate ou qualquer outra besteira porque eu sei o quanto eu me esforcei na academia aquele dia. Então uma coisa meio que leva a outra, sabe?

Comece praticando algo 2x por semana e conforme for passando o tempo você vai aumentando a sua frequencia aos poucos.

SABER O SEU FOCO – ONDE VOCÊ QUER CHEGAR?

Isso é algo fundamental para o seu desenvolvimento.https://www.instagram.com/p/Bg4cAlUDLyQ/?taken-by=patriciadiaas Muitas pessoas fazem musculação ou qualquer tipo de exercício físico por anos para emagrecer, engordar, etc. e muitas delas não vêm grandes resultados pois não sabem qual é realmente o foco delas ou onde realmente elas querem chegar.

Eu já passei por uma situação assim pois na minha pré adolescencia eu queria muito ganhar massa muscular, queria ter um corpo panicat de qualquer jeito, pernas enormes, bumbum gigante, aquela coisa toda que vocês já devem imaginar então para que isso acontecesse eu tinha uma alimentação baseada em maça, frango e batata doce, ovos, tomava aquela massa depois do treino, etc.

Porém aqui em Londres o meu objetivo é completamente outro, atualmente eu faço exercícios para manter o meu biotipo porém dar uma tunada nele, deixar ele fit, mas sem crescer, sabe? Então é claro que a minha alimentação será totalmente diferente da anterior. Comecei a comer mais light como por exemplo bastante vegetais, salada, sucos naturais e etc.

É importante saber exatamente o que você quer para que o seu corpo entenda o mecanismo e se desenvolva conforme tal. Não adianta você querer emagrecer e comer lasanha todo dia como não adianta você querer engordar e comer apenas salada de almoço. Por isso é sempre bom procurar uma nutricionista para que ela te oriente, assim você se sente menos perdida.

LOVE YOURSELF (SE AME – AME SER QUEM VOCÊ É)

Quando falamos de vida saudável isso também envolve a nossa saúde mental, certo? Então uma dica importante é que você se ame! Ame ser quem você é, ame o seu corpo, ame o seu cabelo, ame o ser humano lindo que você é! Eu mesmo tinha uma dificuldade absurda em entender e aceitar o meu biotipo quando mais nova (Como vocês viram no tópico anterior a esse), eu queria que queria ter um corpo de panicat pois não me sentia feliz comigo mesma.

Hoje eu dou graças a Deus por não ter ido adiante nisso pois amo quem eu sou e estou sempre querendo me aprimorar para me deixar ainda melhor tanto no sentido físico mas também em ser uma pessoa melhor em geral. Tome cuidado para não fazer com que algo que era para ser divertido, se tornar em algo que te deixe doente, depressiva, ansiosa.

SAIBA EM QUEM SE ESPELHAR

As redes sociais fazem com que a gente admire e inveje muito a vida alheia, o corpo alheio e isso nos deixa doentes. Pensamos que seguindo a dieta da menina fitness do instagram, ficaremos iguais a elas, o que não é real. É normal se espelhar em celebridades, modelos, influencers.

Todo mundo faz isso, porém, eu sugiro que você tente se espelhar em pessoas que tem mais a ver com você, sabe?

Cada pessoa é linda da sua maneira, não é porque você não é alta e magra como a Gisele, que você não tem a sua beleza. Temos sim, que tentar evoluir a cada dia, a melhorar o que nos deixa infeliz e insatisfeitos, porém, nos aceitando do jeito que somos.

Um exemplo bobo é que antigamente eu queria muito ter silicone porque tinha complexo de ter seios pequenos, seguia no meu instagram pessoas que tinha seios grandes e eu ficava vendo aquilo como referencia de beleza.

Até que eu assisti uma comédia romantica em que a atriz tinha seios pequenos e eu achava ela simplesmente perfeita, sendo assim, eu a segui no instagram e comecei a seguir celebridades e modelos com esse perfil que tem mais a ver comigo!

Foi então que algo que me fazia ter o maior complexo do mundo, virou algo super elegante e bonito no meu ponto de vista.

Hoje em dia é difícil eu usar sutiã (usei sutiã de bojo a vida inteira), e nunca me senti tão bem comigo mesma quanto agora.

Depois que você começar a se olhar no espelho satisfeita com o que você ver, toda aquela insegurança que você talvez teve algum dia, irá embora completamente.

É isso meus amores! Lembrando que eu não sou nenhuma profissional da saúde e as dicas acima são apenas coisas que eu fiz em mim e que deu certo COMIGO. sugiro que procure um profissional.

Se você gostou, não esquece de deixar o seu like e o seu comentário abaixo. Me segue também no meu instagram: @patriciadiaas

Xx

P

6 Comments

Write A Comment