Antes do ciclo menstrual, o organismo das mulheres começa a se preparar para que a menstruação aconteça. É por isso que nós passamos por aquela montanha russa de hormônios conhecida como TPM.

Esses hormônios fazem com que as mulheres tenham sintomas físicos e psicológicos durante o dia. Dentre esses sintomas, podemos citar dor de cabeça, estresse, descontrole emocional, e a vontade de comer doces.

É difícil entender o porquê desse desejo, né? Mas nós explicamos: essa vontade é um manifesto do corpo de que tem um hormônio sendo produzido em baixa quantidade.

Como assim? Simples, as alterações hormonais desse período prejudicam a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Com a queda de sua produção, o impulso é de ingerir alimentos que possam substituí-lo ou estimular a sua produção. Nesse caso, os doces, em especial o chocolate!

Veja também: 12 Receitas de sobremesa fáceis e rápidas

Eu mesmo tenho uma TPM horrível, sinto vontade de comer doce descontroladamente os dois primeiros dias e as cólicas são insuportáveis durante uns 3 dias! É claro que como eu tenho uma alimentação saudável durante a maior parte do mês, quando eu estou nesses dias de TPM eu me permito comer um brigadeiro de panela, ou um bolo de chocolate, algo que vá satisfazer a minha vontade de doce. O importante é claro que é não deixar você resistir as tentações sempre, mas de vez enquando, o corpo pede, você tem que dar, porque depois sempre passa!

Veja também: as vantagens e desvantagens do coletor menstrual (o famoso copinho)

 A dica é abusar das frutas, da gelatina e das sobremesas saudáveis. Ah, um chocolatinho diet também é liberado de vez em quando!

Fonte de pesquisa: www.procorpoestetica.com.br

Write A Comment