Saúde “holística” – é um termo que ouvimos cada vez mais, mas o que isso realmente significa?

Saúde holística pode ser definida como uma abordagem à vida. Em vez de se concentrar em doenças ou partes específicas do corpo, essa antiga abordagem à saúde considera a pessoa como um todo e como ela interage com seu ambiente. A saúde holística enfatiza a conexão da mente, corpo e espírito. O objetivo é alcançar o máximo bem-estar, onde tudo está funcionando no nível mais alto possível. O conceito de saúde holística encoraja as pessoas a aceitarem a responsabilidade pelo seu próprio nível de bem-estar e escolhas cotidianas que afetam sua saúde.

Então, como aplicamos uma verdadeira abordagem holística ao nosso bem-estar? Sabemos o que significa cuidar de nossa mente, corpo e espírito como um pacote completo?

Não há dúvida de que a maioria de nós está fazendo o melhor que podemos para dar nosso tempo, energia e dinheiro a uma parte da torta holística. Por exemplo, nos comprometemos a nos exercitar regularmente e a comer bem para cuidar de nossos corpos. No entanto, podemos negligenciar a saúde e o bem-estar das nossas mentes quando nos esforçamos para relaxar e permitir que o tempo do corpo seja restaurado, levando os nossos níveis de cortisol (stress) a aumentar.

Quantos de nós nos submergimos no trabalho ou em uma paixão, desfrutando da criatividade e senso de propósito que ela dá ao nosso espírito, apenas para trabalhar muitas horas longas e comprometer nossa necessidade básica de dormir o suficiente?

Você começa a ver o dilema que a maioria de nós tem. Normalmente, somos bons em dar a nossa atenção para onde é mais natural, no entanto, vem como um sacrifício para outra área da nossa vida.

Entre o zumbido e o caos da vida cotidiana, se pararmos e prestarmos atenção a nossos pensamentos, sentimentos e corpos, descobriremos em breve o que estamos negligenciando.

O bem-estar é composto de saúde física, nutrição emocional, estimulação mental, foco, clareza e nutrição espiritual. Portanto, para nos sentirmos bem, precisamos de uma abordagem completa que atenda às nossas necessidades em cada uma dessas áreas.
A melhor maneira de iniciar um caminho de autocuidado holístico é criar um plano pessoal de bem-estar. Comece por categorizar as partes física, mental, emocional e espiritual e, em seguida, escolha uma atividade que irá atendê-lo nessa área, da maneira mais agradável e significativa para você. Por exemplo:

Físico – uma caminhada diária de 45 minutos fora
Mental – comprometer-se com uma meditação matinal de 15 minutos
Emocional – arranje tempo para conversar com um amigo próximo uma vez por semana
Espiritual – redescobrir uma paixão, interesse ou hobby, fazendo tempo para incorporar em sua semana

Como introduzir algo novo, dê tempo. Pode ser mais fácil escolher uma coisa para começar e se comprometer com isso, para que a prática não sobrecarregue sua programação atual. Em breve, você perceberá como é possível criar um estado de bem-estar equilibrado.
Quando começamos a sentir o valor de cuidar de todas as partes de nós mesmos, começamos a nos sentir mais completos, satisfeitos, mais saudáveis ​​e mais felizes, e descobrimos um brilho que brilha de dentro para fora.

Autor: Nicole Schaerer

VEJA TAMBÉM: Benefícios da agua com limão em jejum

 

Write A Comment