Talvez você já esteja cansada de saber que a vitamina C possui uma variedade de benefícios para a pele! Entre eles, clarear manchas, prevenir e reduzir rugas, além de neutralizar a produção dos radicais livres, causadores do envelhecimento precoce. Mas mesmo sabendo de tudo isso, ainda existem muitas dúvidas sobre o uso dessa substância.

1) A vitamina C pode ser usada de manhã?

A vitamina C pode ser usada tanto de manhã, quanto à noite. Entretanto, o mais indicado é que a substância seja utilizada logo no primeiro horário para acompanhar o uso do filtro solar. Após a higienização da face e sempre antes do protetor. A vitamina C possui um efeito sinérgico com o filtro solar, é como se ele potencializasse a fotoproteção, por isso sua indicação de uso diurno. A utilização diurna da vitamina C também ajuda a combater os danos da poluição.

2) A vitamina C também ajuda no tratamento de rugas e manchas?

Ela tem muitos benefícios, além de ser um excelente antioxidante. Em associação com outros ativos e procedimentos ela é uma ótima aliada no rejuvenescimento e no clareamento de manchas. Ela ainda estimula a produção de colágeno melhorando os primeiros sinais do envelhecimento – aqueles já existentes – como linhas finas ao redor dos olhos, e ainda auxilia no clareamento da pele, proporcionando uma pele mais uniforme e luminosa.

3) É melhor usar a Vitamina C na forma tópica ou oral?

As duas formas de uso são importantes, mas a dermatologista garante: Quando é usada de forma tópica, há uma ação local otimizada, proporcionando um efeito mais direto na pele. Para garantir um melhor resultado, opte por produtos com essa substancia pura (procure por ácido ascórbico “ascorbic acid” no rótulo) e que contenham outros antioxidantes na formulação, como a vitamina E, Phloretin e o ácido ferúlico.

4) A vitamina C pode ser usada na pele oleosa?

Ela pode ser usada em todos os tipos de pele. Não há nenhuma limitação ao uso da substância. Por outro lado, é importante usar o dermocosmético com a textura ideal para o seu tipo de pele, principalmente a mais oleosa e com tendência à acne. A Drª Juliana conta: “Hoje temos ótimas opções de vitamina C em sérum, que é o veículo ideal para peles oleosas. Utilizando o veículo correto, ela não causa acne!”.

Veja também: Máscara facial: 10 opções para revitalizar a pele

DÚVIDA EXTRA: A vitamina C pode oxidar? De que cor o produto fica?

Caso o produto fique aberto ou exposto ao ar por um período prolongado, a médica alerta que essa substancia pode sim oxidar. Mas como dá para saber que o produto oxidou? Pela mudança de cor! “De clara, a vitamina C fica laranja ou marrom ou causa a intensificação da cor marrom, além disso, o cheiro também costuma mudar”, disse.

A boa notícia é que os frascos mais modernos protegem o produto deste contato prolongado com o ar e também da luz, mas é muito importante fechar bem a tampa a cada uso e guardá-lo em um local fresco e com pouca iluminação

PRODUTO RECOMENDADO

The Ordinary – Ascorbic Acid 8% + Alpha Arbutin 2% – 30ml

The Ordinary

Fonte: /mybest-brazil.com.br, www.lojaadcos.com.br, www.dermaclub.com.br

Write A Comment